A planta raflésia é geralmente chamada de ‘flor mostro” por causa de suas propriedades parasitárias e cheiro repugnante. Autoridades da vida selvagem na Indonésia podem ter encontrado a flor mais mostruosa de todas elas.
A raflésia recentemente encontrada em uma floresta em Sumatra Ocidental tem cerca de 111cm em diâmetro – o que a tornaria a maior flor já registrada, de acordo com o Centro de Conservação e Recursos Naturais em Sumatra Ocidental.
Curiosamente foi o mesmo local (e planta hospedeira) que produziu em 2017 o que foi a maior raflésia já registrada. Mas essa flor mostro é 5cm mais larga, divulgou a CNN Indonesia.
A raflésia se alimenta de uma planta hospedeira para viver, consumindo sua água e nutrientes. Ela só é visível quando aparece através da planta hospedeira para revelar suas flores.
A boca ameaçadora da planta emite um odor similar ao da carne estragada, ganhando o apelido de “flor cadáver”. O cheiro atrai os insetos que a polinizam.
Mas por toda sua glória, a vida da raflésia é tragicamente curta. Sua boca se mantém aberta por somente uma semana antes da flor apodrecer e morrer.
Veja abaixo a imagem da raflésia encontrada na Indonésia:
A rafflesia that recently bloomed in a West Sumatran forest is nearly 4 feet in diameter — that would make it the largest flower ever recorded, according to the Natural Resources and Conservation Center in West Sumatra. https://t.co/Ee0nJwlBXR
— CNN (@CNN) January 4, 2020
Fonte: CNN