Como acontece há décadas o Revéillon de 2019 não foi diferente. Policiais encontraram um pacote de moedas deixado nas respectivas entradas tarde da noite, como otoshidama (leia sobre isso tocando aqui).
Segundo a Delegacia de Sado, ilha e cidade da província de Niigata, tarde da noite de 31 de dezembro foram encontrados sacos plásticos contendo moedas em frente aos postos policiais – koban – de Ryotsu e Sawada. Depois da contagem informou que no primeiro tinha 19.900 enquanto no segundo 21.519 ienes.
“São moedas que acumulei diariamente. Fico muito feliz se esse dinheiro for utilizado para amenizar com vítimas de acidentes de trânsito, nem que seja um pouco”, estava escrito na mensagem assinada por 月光仮面, o que significa máscara do luar, deixada em no koban de Ryotsu.
No de Sawada o bilhete tinha as seguintes palavras: “São moedas da minha carteira, acumuladas diariamente. Embora seja pouco, por favor, utilize o dinheiro para ajudar órfãos do acidente de trânsito”.
No koban de Ryotsu todo último dia do ano, desde 1974, alguém benevolente deixa esse pacote, explicou a delegacia. No outro, de Sawada, vem ocorrendo desde 1987, portanto, 45 e 32 anos respectivamente.
A delegacia informou que o total de 41.419 ienes desses gestos de solidariedade serão destinados ao Fundo de Órfãos dos Acidentes de Trânsito da província.
Fonte: Asahi Shimbun