Embora as estações de esqui e os pontos turísticos que dependem da neve tivessem recebido uma melhora com a neve da semana anterior, vão amargar a falta dela novamente.
A aldeia Shirakawago (Gifu), patrimônio da Unesco, está passando por uma situação incomum. Seus telhados de palhas que costumam acumular mais de 70 centímetros de neve nesta época, na passagem do ano foi zero e no período de 1.º a 5 chegou a apenas 18cm. Desde 1983 quando começaram as estatísticas é a primeira vez que isso acontece.
O mesmo acontece em Nozawa Onsen (Nagano) e Toka-machi (Niigata). Esses locais tiveram até segunda-feira apenas 1/10 do normal da média. A situação vai piorar ainda mais com a aproximação da área de baixa pressão.
Temperatura sobe na quarta-feira
Em boa parte do arquipélago, de Shikoku a Kanto o sol abrandou a volta ao trabalho na segunda-feira. Mas é esperada chuva no oeste do país a partir da manhã de terça-feira e no restante do país, na quarta-feira. Poderá ter neve em alguns pontos mais altos. Em Tóquio poderá nevar na terça-feira (7), mas com a chegada do vento sul, no dia seguinte, será preciso usar guarda-chuva com temperatura mais elevada.
Na quarta-feira, de Kyushu a Tokai os termômetros deverão marcar temperaturas típicas de início de primavera. Em contrapartida será preciso sair com capa de chuva e se preparar para os ventos fortes.
Em Nagoia (Aichi) e Osaka (província homônima) a máxima deverá chegar a 16ºC. Em Fukuoka a previsão é de 18ºC, enquanto em Naha chegará a 24ºC.
A partir de quinta-feira a temperatura começa a voltar ao normal da época. É preciso tomar cuidado com essa alteração repentina.
Nos 3 dias de folga, de sábado (11) a segunda-feira (13), o domingo em quase todo país será de chuva novamente.
Fontes: Weather Map, Weather News e Tenki