Passageiros que aguardam para pegar voos internacionais no Aeroporto de Kansai (KIX) em Osaka ou passam pelas verificações de segurança estão acostumados a longas esperas, visto que agora 80% dos usuários de aeroporto partem para o exterior ou voltam de lá.
Em resposta, o aeroporto está planejando melhorar suas instalações para aceitar mais visitantes de fora do Japão e ajudar a melhorar o fluxo em seus portões de embarque, assim como as zonas de entrada e partida no terminal 1, principalmente à noite e aos fins de semana.
A Kansai Airports, operadora do aeroporto, anunciou um plano em 12 de dezembro para renovar em grande escala a instalação núcleo do terminal 1 pela primeira vez desde sua inauguração em 1994.
Sob o plano, a área de voo internacional será dramaticamente ampliada e melhorada antes da Osaka-Kansai Expo 2025 como principal portão de entrada para a região Kansai.
“Os passageiros precisam se deslocar de maneiras complexas a fim de pegar seus voos no KIX, tornando-o um aeroporto bizarro”, disse Yoshiyuki Yamaya, CEO da Kansai Airports, em uma coletiva de imprensa realizada no mesmo dia. “O trabalho de renovação simplificará a estrutura e permitirá aos usuários passarem o tempo de uma forma mais relaxada”.
De acordo com a estimativa inicial, 12 milhões de passageiros de voos internacionais e 13 milhões de viajantes de linhas domésticas deveriam usar o terminal 1 anualmente. Mas atualmente há um balanço exorbitante nos números, visto que 20.6 milhões de passageiros de voos internacionais visitam o terminal 1 enquanto um número irrisório de 4 milhões usam voos domésticos no local.
Para aliviar o congestionamento crônico na zona de partida internacional, a Kansai Airports disponibilizará uma grande porção do segundo andar do terminal 1, além do terceiro e quarto andares, para voos internacionais.
Isso significa que a área de passageiros internacionais aumentará em 25 por cento, permitindo aos terminais 1 e 2 aceitarem até 40 milhões de clientes de voos internacionais no total, 1.7 vez do número do ano fiscal de 2018, de acordo com representantes da Kansai Airports.
Além disso, a área de verificação de segurança do terminal 1 para voos internacionais será expandida e melhorada também a fim de reduzir o estresse dos usuários. Por exemplo, 22 “filas inteligentes” serão instaladas para que mais de um passageiro possa ter sua bagagem examinada simultaneamente em cada fila antes do embarque.
A área total para instalações comerciais e restaurantes no terminal 1 também será aumentada em 60 por cento, e um novo tipo de seção de lojas duty-free está sendo planejado para aumentar a venda de produtos.
“Oportunidade para vender produtos foram perdidas por causa do congestionamento pesado”, disse Yamaya. “Criaremos um ambiente onde as pessoas possam desfrutar de compras mais facilmente”.
Consequentemente, a área de passageiros domésticos terá uma diminuição de 75 por cento de seu tamanho atual.
Com uma estimativa de custo de 70 bilhões de ienes, o projeto começará no fim de 2020 e será realizado em quatro estágios, então todas as fases serão concluídas até a primavera de 2025 para coincidir com a Osaka-Kansai Expo, disseram os representantes.
Fonte: Asahi