A Fujifilm Holdings Corp. disse na segunda-feira (6) que dissolverá um contrato com a Xerox Corp. em cooperação de vendas e o direito de usar a marca da fabricante de equipamentos de escritório dos EUA no fim de março de 2021, optando por entrar nos mercados dos Estados Unidos e europeu com sua própria marca.
A Fujifilm notificou a Xerox que não renovará o atual contrato de cinco anos, sob o qual a unidade Fuji Xerox Co. da companhia tinha permissão para se engajar em vendas na região Ásia-Pacífico enquanto a Xerox cobria a Europa e Estados Unidos.
Com a decisão, a Fujifilm não precisará mais pagar cerca de ¥10 bilhões ($92 milhões) em taxas de licença anualmente cobradas pela Xerox para usar sua marca para produtos a serem comercializados na região Ásia-Pacífico.
Em linha com o encerramento do contrato, a Fuji Xerox será renomeada Fujifilm Business Innovation Corp. a partir de 1º de abril de 2021. A companhia disse que continuará a fornecer produtos à Xerox mesmo após o encerramento do contrato.
“A Fuji Xerox está agora fortemente posicionada para conduzir negócios de forma dinâmica e com mais liberdade em uma maneira verdadeiramente global”, disse Koichi Tamai, presidente da empresa, em uma declaração.
A Fuji Xerox é um empreendimento conjunto com a fabricante dos EUA há 57 anos antes da Fujifilm a tornar um negócio integral em novembro de 2019.
O encerramento da parceria de longa data ocorreu quando a Fujifilm descartou seu plano de se fundir com a Xerox, anunciado em 2018, em meio à forte oposição de principais acionistas da fabricante dos EUA.
Fonte: Japan Times