Crescentes tensões no Oriente Médio após a morte de um importante general iraniano em um ataque aéreo dos EUA espalham preocupações no Japão se a nação pode continuar assegurando fornecimento estável de petróleo bruto.
Um agravamento das tensões entre EUA e Irã levariam a altas no preço da gasolina e eletricidade, afetando residências e empresas, dizem analistas.
“Os desenvolvimentos no exterior continuam a exigir monitoramento de perto”, disse o governador do Banco do Japão Haruhiko Kuroda em uma reunião realizada na segunda-feira (6). “Examinaremos cuidadosamente riscos geopolíticos e outros fatores”, acrescentou.
Um ataque aéreo dos EUA matou o general Qasem Soleimani, líder das da Força Qudas da Guarda Revolucionária, na semana passada. Após o aumento das tensões, principais futuros de petróleo dos EUA subiram acima dos 64 dólares por barril pela primeira vez desde o fim de abril de 2019.
“A economia vai desacelerar se os preços do petróleo subirem”, disse Masayoshi Matsumoto, presidente da Federação Econômica de Kansai e da Sumitomo Electric Industries Ltd, aos repórteres na segunda-feira.
Fonte: Jiji