Os Estados Unidos têm seu primeiro caso confirmado de um novo vírus que apareceu na cidade de Wuhan, na China, no mês passado, anunciou na terça-feira (21) o Centro de Controle e Prevenção de Doenças- CDC. O coronavírus já deixou centenas de doentes e seis mortos na Ásia.
Oficiais do CDC disseram que os EUA serão mais rigorosos em relação a verificações de saúde de passageiros de avião que chegam de Wuhan.
O paciente, que não foi identificado, está em isolamento no Centro Médico Regional de Providence em Everett, Washington. Ele tem cerca de 30 anos e mora no Condado de Snohomish, Washington, norte de Seattle.
Ele chegou ao Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma em 15 de janeiro, antes de verificações de saúde para o coronavírus de Wuhan terem começado em aeroportos nos EUA.
Ele buscou cuidado médico em 19 de janeiro. O CDC e o estado de Washington estão agora rastreando as pessoas com as quais o homem teve contato para verificar se ele pode ter espalhado a doença para alguém mais.
“Acreditamos que o risco ao público é baixo”, disse John Wiesman, secretário da saúde para o estado de Washington.
O homem adoeceu quatro dias após chegar aos EUA e buscar cuidados. Com base nos sintomas do paciente e histórico de viagem, os médicos suspeitaram do novo coronavírus de Wuhan e enviaram exemplares ao CDC em Atlanta, onde testes na segunda-feira confirmaram o vírus.
O paciente passa bem, mas está sendo mantido em isolamento por precaução, disseram oficiais da saúde.
Fonte: CNN