A 71.ª edição do Festival de Neve de Sapporo (Hokkaido) corria sério risco com o inesperado inverno aquecido. Mas, em 2 dias, até terça-feira (21) constatou-se acúmulo de 39 centímetros.
Embora pareça bastante, ainda falta ⅓ da média normal do período. Mas foi o suficiente para a abertura das estações de esqui, não integralmente ainda porque o acúmulo foi de apenas 20 centímetros nos locais. Querem pelo menos o dobro.
Os turistas e crianças comemoraram a alvura da paisagem fazendo bonecos e castelos ou tirando fotos.
Foi a primeira vez nesta temporada que os veículos de remoção da neve acumulada foram às ruas. A população também teve que removê-la de frente de suas casas e comércio.
Com a neve recomeçaram os preparativos para o festival da neve, tão famoso, o qual atrai turistas do país e do exterior. O megaevento começa em 4 de fevereiro e com esse acúmulo a organização pode respirar aliviada.
Os organizadores vinham trazendo a pouca neve de longe, transportada em caminhões para as construções das estátuas gigantes. Desde terça-feira os ânimos voltaram e prosseguem na montagem dos monumentos.
Agora a preocupação é de que o calor não estrague tudo isso.
Fontes: Tenki e STV