Uma companhia na região oeste do Japão desenvolveu sacolas de compras biodegradáveis derivadas de plantas que não vão poluir oceanos como as convencionais feitas de plástico.
A empresa sediada na província de Ehime, a Fukusuke Kogyo, é a maior fabricante de sacolas de compras do Japão. Junto com pesquisadores da Universidade de Gunma, a companhia desenvolveu sacolas feitas a partir de cana-de-açúcar e resina de milho.
Uma sacola de tamanho regular pode ser usada para carregar até 8 quilos de produtos. Se a sacola chegar ao oceano, bactérias marinhas vão decompor mais de 90 por cento do material na água e dióxido de carbono dentro de 180 dias.
A companhia solicitou a um conselho sediado na Bélgica para ter a sacola certificada como produto biodegradável marinho. Se aprovada, ela se tornará a primeira sacola de compras do mundo reconhecida com a capacidade de se desintegrar na água do mar.
A empresa planeja começar a vender o produto em julho deste ano, quando varejistas no Japão serão obrigadas a cobrar pelas sacolas de compras.
As sacolas biodegradáveis custam de 7 a 10 vezes mais do que as convencionais, mas várias firmas estão considerando adquiri-las.
O oficial da Fukusuke Kogyo, Teruyuki Ono, diz que a empresa espera aumentar as vendas enquanto contribui no combate à poluição dos oceanos.
Fonte: NHK World