Um novo coronavírus está se espalhando rapidamente na China, com a mídia estatal divulgando na quarta-feira (22) que 17 pessoas morreram e cerca de 550 pessoas foram infectadas no país, alta de 200 em relação ao dia anterior, enquanto casos também foram confirmados em outros lugares na Ásia e Estados Unidos.
No início do dia, o governo chinês anunciou em uma coletiva de imprensa nove novas mortes em decorrência de pneumonia causada pelo vírus, o qual acredita-se ter originado na cidade de Wuhan, central da China, e apareceu em Macau e Hong Kong um dia após emergir em Taiwan.
Na terça-feira (21), um homem residente perto de Seattle foi diagnosticado com o novo coronavírus após viajar para a China, disse o Centro de Controle e Prevenção de Doenças -CDC, o primeiro caso confirmado nos EUA e o primeiro fora da Ásia.
Há preocupações de que o número de infecções aumente não somente na Ásia, mas em todo o mundo, visto que muitos chineses devem viajar durante o feriado de Ano Novo Lunar que começa na sexta-feira (24).
A coletiva de imprensa foi a primeira realizada pelo governo chinês sobre o novo vírus desde relatos dos casos de pneumonia misteriosa em Wuhan terem aparecido no fim de dezembro.
A Comissão Nacional de Saúde apontou a análise de um especialista de que o novo vírus – cuja grande maioria dos casos ocorreu em Wuhan – pode se espalhar ainda mais através de mutação, visto que transmissão de humano para humano foi confirmada.
A comissão salientou que o país intensificará cooperação internacional em conter o surto, em meio a relatos de que o vírus pode se espalhar para outras nações, incluindo Japão e Tailândia.
Alguns analistas na China suspeitam que o novo coronavírus pode ter se originado em animais selvagens como ratos de bambu que estavam sendo vendidos em mercados para consumo humano.
Tailândia, Coreia do Sul e Japão confirmaram casos de infecções, enquanto Taiwan e os EUA relataram na terça-feira seus pimeiros casos de pneumonia causadas pelo novo vírus.
Na quarta-feira (22), Macau anunciou seu primeiro caso, enquanto Hong Kong disse no mesmo dia que há grande suspeita de que um homem vindo de Wuhan possa estar infectado.
Autoridades norte-coreanas, enquanto isso, bloquearam a entrada de turistas estrangeiros a partir da fronteira com a China na quarta-feira como medida preventiva.
Normalmente os coronavírus causam sintomas de gripe comum que afetam o nariz e parte superior da garganta, e se espalham através do espirro, tosse ou contato direto.
Alguns tipos, entretanto, levam a casos mais graves, por vezes doenças respiratórias fatais como a SARS (síndrome respiratória aguda grave) ou MERS (síndrome respiratória do Oriente Médio).
Especialistas médicos têm pedido às pessoas que lavem bem as mãos, façam gargarejos e usem máscaras como medida preventiva, visto que influenza e gripes são comuns nesse período. Em Pequim, máscaras se esgotaram em muitos supermercados e lojas de conveniência.
A SARS surgiu e atingiu a China em 2003 e então se espalhou no mundo, causando a morte de 774 pessoas.
Fonte: Mainichi