A província de Nagano está com acúmulo de neve no amanhecer de terça-feira (28), conforme a previsão indicou. Poderá chegar a 30 centímetros mesmo nas planícies, como em Ueda, Saku e Suwa.
A JR já informou que a linha Matsumoto-Shinjuku está com a operação suspensa, além de outras locais. Por volta das 19h30 de segunda-feira (27) ocorreram 2 acidentes na rodovia 142, em Shimosuwa (Nagano), por derrapagem por causa do gelo sobre o asfalto.
Em Nagano o acúmulo poderá chegar a 25 centímetros em Matsumoto e Ueda. Em outras cidades, de 15 a 20, até as 18h de terça-feira, portanto, é preciso tomar cuidado para andar e dirigir.
Em Yamanashi, até as 8h o acúmulo chegou a 33 centímetros em Fujikawaguchiko, enquanto em Hakone (Kanagawa) já tem 23 centímetros. Em Fujikawaguchiko uma mulher na faixa dos 50 anos estava removendo a neve quando caiu e foi socorrida.
Previsão até quarta-feira
Segundo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ deverá continuar nevando em Kanto-Koshin até a manhã de quarta-feira, com previsões de acúmulo:
- 40cm nas montanhas do norte de Kanto
- 15cm em Koshin
- 10cm nas planícies de Kanto
- 8cm em Hakone, Tama e região Chichibu
A AMJ adverte para a superfície de congelamento nas estradas e vias expressas, além de ficar atento às operações dos transportes públicos.
Em toda a costa do Oceano Pacífico ventos muito fortes provocam elevação de ondas, portanto é preciso tomar cuidado, alerta a AMJ.
Em outra região foram registradas fortes chuvas. Na noite de segunda-feira foi constatada chuva torrencial, de 117mm, em Saeki (Oita). Foi o volume de um mês em uma hora. A área de baixa pressão que causou essas chuvas pesadas em Kyushu se desloca para Kanto na noite de terça-feira.
Fontes: NHK, SBC 21, ANN e Shinshu Mainichi