As vendas de máscaras e outros produtos de higiene vêm aumentando no Japão em meio à propagação da pneumonia causada pelo novo tipo de coronavírus, com pessoas da China em particular, onde o surto começou, comprando grandes quantidades da peça.
“Os chineses que moram no Japão têm comprado de 10 a 20 caixas de máscaras de uma vez só”, disse o gerente de uma farmácia no distrito de Chiyoda em Tóquio. Como as máscaras estão se esgotando assim que chegam às prateleiras, a farmácia começou na terça-feira (28) a limitar a compra de uma caixa por cliente.
Em uma outra farmácia, uma chinesa na faixa dos 30 anos que mora na província de Saitama disse que já mandou mais de 100 caixas de máscaras para sua família em Xangai e comprará mais porque elas não estão disponíveis na cidade.
Em farmácias operadas pela Welcia Holdings as vendas de máscaras na última semana dobraram em relação à anterior.
Um oficial de relações públicas da empresa disse que as máscaras estão em alta demanda tanto entre japoneses como chineses. As vendas de sprays antibactericidas e antissépticos para as mãos também estão aumentando, acrescentou o oficial.
Na imagem abaixo a seção de máscaras da farmácia vazia em 28 de janeiro:
【マスクも爆買い?品切れの店も】https://t.co/eg4h8bB0ot
中国・武漢市で発生した新型コロナウイルスによる肺炎の拡大を受け、日本国内でもマスクなど衛生用品の売り上げが急増している。小売店では中国人客による大量購入で品切れが発生し、販売制限に踏み切る店舗も。
— Yahoo!ニュース (@YahooNewsTopics) January 28, 2020
Fonte: Jiji