À medida que a epidemia de pneumonia provocada pelo novo coronavírus em Wuhan (Hubei) na China se expande, os internautas chineses elogiam as respostas do governo japonês.
Uma das atitudes tomadas pelo Japão foi de não divulgar os nomes dos pacientes no país para não violar os direitos humanos.
A outra foi de enviar uma aeronave fretada para a evacuação dos seus cidadãos que trabalham em Wuhan, carregando máscaras e outros suprimentos de emergência, além de uma equipe médica.
Os comentários foram imediatos ao lerem as matérias divulgadas na China, como “o Japão é impressionante” ou “fiquei emocionado com isso” ou “só podia ser o Japão para fazer isso”.
Ganbare Wuhan!
Além disso, empresas japonesas enviaram doação de 1 milhão de máscaras para o local da epidemia. A prefeitura de Oita enviou 30 mil máscaras com mensagem “Ganbarê Wuhan”. Isso também foi noticiado e a repercussão também foi imediata.
“Definitivamente vou viajar para o Japão quando isso tudo passar. Sei que o dinheiro de um é insignificante mas vale meu apreço”, escreveu um deles. “Muito obrigado a cada um que nos ajuda”, “o ponto alto é que sempre discute-se sobre apoio à China mas desta vez não houve oposição na Dieta”, apontaram outros.
Outras palavras como “para o amor não tem fronteiras” ou “embora os japoneses precisem de máscaras daqui pra frente com a polinose, mesmo assim nos enviaram. Muito obrigado!” e outras centenas, sempre de gratidão e carregadas de emoção tomaram conta dos comentários.
Fontes: Record China e NHK