A temporada de kafunsho (febre do feno ou polinose) no Japão deve começar mais cedo do que o normal neste ano devido a um inverno mais quente que a média, de acordo com informações da Weathernews na quarta-feira (29).
De acordo com a agência do clima, os cedros japoneses, os quais junto com ciprestes são os culpados mais proeminentes para a febre do feno, devem liberar polens a partir de poucos dias a uma semana antes do normal em todo o país.
Como resultado, a temporada de kafunsho poderia começar no início de fevereiro no sul da região Kanto e no norte de Kyushu, no sudoeste do arquipélago.
A parte norte da região Tohoku no nordeste do Japão deve ter liberações de pólen no fim de fevereiro, cerca de 15 dias antes da média, disse a Weathernews.
O pico da temporada de kafunsho deve cair em meados de fevereiro no leste e oeste do Japão. As áreas sul e norte de Tohoku devem vivenciar o pico do pólen no fim de fevereiro e meados de março, respectivamente.
De acordo com a Weathernews, as contagens tanto dos polens de cedro como das do cipreste devem alcançar 85 por cento da média anual, embora possa ser maior em certas regiões.
Fonte: Mainichi