Dez pessoas a bordo de um navio de cruzeiro colocado em quarentena perto de Yokohama (Kanagawa) testaram positivo para o novo coronavírus que se originou na cidade chinesa de Wuhan, disse o Ministério da Saúde nesta quarta-feira (5).
O navio Diamond Princess, com cerca de 3,7 mil pessoas a bordo, está sendo mantido em quarentena ao largo da costa de Yokohama após descobrirem que um passageiro de 80 anos de Hong Kong estava infectado pelo vírus que causa pneumonia.
Dos passageiros e tripulação, 273 que tiveram contato próximo com o passageiro infectado foram submetidos ao teste para detectar o vírus, disse o Ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Katsunobu Kato em uma coletiva de imprensa.
Os resultados de 31 retornaram, e 10 pessoas na faixa dos 50 aos 80 anos estavam infectadas com o vírus e serão levadas a um hospital. Nenhuma delas está apresentando sintomas graves.
O governo está exigindo que todos os passageiros e tripulação, de 56 países e regiões, permaneçam no navio por mais duas semanas a partir desta quarta-feira, disse Kato.
Os passageiros foram informados que o navio atracará na noite desta quarta-feira para reestocar comida e outros suprimentos, de acordo com um viajante na embarcação.
O homem de Hong Kong infectado viajou de avião a Tóquio em meados de janeiro e entrou a bordo do cruzeiro em Yokohama no dia 20 de janeiro. Ele desembarcou em Hong Kong no dia 25.
Fonte: Mainichi