O Centro Nacional para Medicina e Saúde Global (National Center for Global Health and Medicine) informou na quinta-feira (6) que usou medicamento contra HIV em um dos 3 pacientes com pneumonia causada pelo novo coronavírus.
Segundo informações da instituição situada em Shinjuku, Tóquio, 3 pacientes foram internados no final do mês passado e explicou sobre o tratamento deles.
Um deles é de nacionalidade chinesa, com histórico de passagem por Wuhan, na China. Em janeiro veio ao Japão e se apresentou sintomas de febre.
Foi diagnosticado com um novo tipo de pneumonia e no mesmo dia começou a ser tratado com o medicamento contra HIV. Desde então a febre baixou, teve apenas um desconforto respiratório leve e em 3 de fevereiro não sentia mais mal-estar no corpo.
Esse medicamento foi utilizado em pacientes em áreas onde a síndrome respiratória aguda grave-SARS foi endêmica, no passado, na China. Segundo Takao Omagari, diretor do centro “usei na esperança de melhorar seus sintomas. No entanto, existem muitas pessoas que não evoluíram para sintomas pesados, por isso, analisaremos o uso no futuro com cuidado”.
Os outros dois, japoneses, não apresentaram sinais de tosse ou dispneia, como foi no caso da pneumonia. Foram diagnosticados com inflamação respiratória aguda superior, portanto, não precisaram ser tratados com o medicamento contra HIV.
Fontes: Asahi e Yomiuri