O governo sul-coreano alertou seus cidadãos na terça-feira (11) para evitar viagens ao Japão e a cinco outros destinos, uma medida tomada para reduzir a propagação do coronavírus.
O alerta emitido pelo Ministério da Saúde e Bem-Estar, também se estende para Singapura, Malásia, Vietnã, Tailândia e Taiwan.
A medida é separada dos alertas de viagem emitidos pelo Ministério de Relações Exteriores. Sob esse sistema, os sul-coreanos já foram alertados a “evitar viagens” à China, incluindo Hong Kong e Macau.
Isso marca a primeira vez desde o início do surto que Seul estendeu um alerta de viagens a um país além da China. O alerta é destinado a evitar a entrada transfronteiriça do novo vírus, agora chamado de Covid-19, através de uma terceira nação, disse aos repórteres um oficial do Ministério da Saúde e Bem-Estar.
Os sul-coreanos já foram alertados a evacuar de Wuhan, o epicentro do surto do coronavírus que infectou mais de 42 mil pessoas e matou mais de 1.000.
Na Coreia do Sul, desde a terça-feira, havia 28 casos confirmados do coronavírus, de acordo com o ministério.
O número de viajantes da Coreia do Sul no Japão já estava caindo bem antes do surto em meio às tensões diplomáticas e econômicas.
O alerta de viagens arrisca abalar ainda mais o turismo. Cerca de 5,58 milhões de sul-coreanos visitaram o Japão em 2019, contando por cerca de 18% das chegadas de estrangeiros.
Os casos de coronavírus confirmados no Japão subiram para 203.
Fonte: Asia Nikkei