O Diamond Princess está em quarentena desde 3 de fevereiro em Yokohama, província de Kanagawa (NHK)
O Ministério da Saúde do Japão disse nesta quinta-feira que mais 44 pessoas a bordo de um navio de cruzeiro em quarentena no porto em Yokohama (Kanagawa) estão infectadas com o Covid-19.
Publicidade
O navio, que ainda está com mais de 3,5 mil passageiros e tripulação a bordo, tem 218 pessoas infectadas com o vírus das 713 submetidas a testes desde 3 de fevereiro, quando a embarcação retornou ao porto de Yokohama.
Ao todo, o Japão tem 247 casos confirmados da Covid-19 que aparentemente se originou em Wuhan, cidade da província de Hubei, central da China, em dezembro passado.
O Ministro da Saúde Katsunobu Kato disse aos repórteres que 5 dos pacientes enviados a hospitais antes estavam com sintomas graves, respirando com ajuda de aparelhos ou sob cuidado intensivo.
Kato também disse que o governo decidiu permitir a passageiros com idade superior a 80 anos que desembarcassem do navio após testarem negativo para o vírus. Ele disse que resultados de testes de cerca de 200 passageiros elegíveis estão em curso, e aqueles que sofrem de problemas crônicos de saúde ou estão em cabines sem janelas funcionais terão prioridade.
Kato disse que a medida é destinada a reduzir os riscos de saúde de passageiros presos nos quartos sob condições difíceis. Aqueles que forem liberados serão solicitados a ficarem em uma instalação designada até o fim do período de quarentena.
“Estamos fazendo de tudo pela saúde dos membros da tripulação e passageiros que continuam no navio”, disse Kato em uma coletiva de imprensa.
Fonte: Mainichi