Autoridades na província de Kanagawa confirmaram que uma enfermeira em um hospital na cidade de Sagamihara foi infectada pelo coronavírus.
Elas dizem que o Hospital Sagamihara Chuo é onde uma mulher na faixa dos 80 anos, que foi confirmada com o vírus após a sua morte na semana passada, estava sendo tratada desde o início deste mês.
Em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (17), oficiais da província e da cidade disseram que a enfermeira na faixa dos 40 anos cuidou da paciente que morreu.
A paciente idosa, que era residente na província, ficou hospitalizada de 1º a 6 de fevereiro no Sagamihara Chuo. Ela morreu depois em um outro hospital. No total, ela foi atendida em 3 instituições médicas diferentes.
Segundo os oficiais, um total de 61 pessoas tiveram contato próximo com a paciente.
As autoridades disseram que os resultados dos testes para detectar o vírus em 43 delas foram disponibilizados na manhã desta segunda-feira e que o da enfermeira foi o único que deu positivo.
Ela teria apresentado febre e buscado tratamento na sexta-feira (14). Ela visitou uma outra instituição médica no sábado (15) e teve diarreia naquela noite.
Os oficiais disseram que a enfermeira não trabalha desde sábado e que ela não tem mais febre, mas será hospitalizada no fim desta segunda-feira.
O Hospital Sagamihara Chuo disse que suspendeu o atendimento de pacientes ambulatoriais e que visitas aos internados não poderão ser feitas.
Outro agente do Ministério da Saúde infectado
O Ministério da Saúde do Japão disse que mais um de seus agentes que trabalhou no navio de cruzeiro em quarentena atracado em Yokohama (Kanagawa) está infectado pela Covid-19.
O homem na faixa dos 50 anos trabalhava na coleta de informações no navio Diamond Princess para retransmitir ao ministério entre terça-feira e sábado.
O ministério disse que ele estava controlando o tráfego de veículos na terça-feira por cerca de 10 minutos enquanto passageiros infectados deixavam o navio, mas manteve uma distância de pelo menos 2 metros e que o agente não teve contato com tripulação e passageiros enquanto estava a bordo.
O agente foi diagnosticado com o vírus no domingo (16), dois dias após ter febre. O ministério diz que ele foi hospitalizado na manhã desta segunda-feira.
Um outro agente da quarentena do ministério foi infectado pelo vírus na semana passada.
Fonte: NHK