A polícia em Hong Kong prendeu 2 homens e estão em busca de um terceiro após o grupo ter roubado cerca de 600 rolos de papel higiênico, em uma ação provavelmente provocada por temores do coronavírus que têm acometido a cidade.
Na manhã de segunda-feira (17), um entregador estava transportando produtos a um supermercado no distrito de Mong Kok na cidade. Ele havia colocado cerca de 50 pacotes de papel higiênico, contendo um total de aproximadamente 600 rolos, no lado de fora do estabelecimento quando os três homens portando facas os roubaram, disse um porta-voz da polícia ao CNN.
Várias horas depois, a polícia encontrou os rolos de papel higiênicos roubados em uma hospedaria nas proximidades, e prendeu dois dos homens, mas ainda está à procura do terceiro suspeito. Nenhuma informação adicional de identificação para os três homens estava disponível nesse estágio.
O roubo ocorre em meio a temores elevados de escassez no fornecimento em Hong Kong, visto que o surto do novo coronavírus continua a se espalhar. O coronavírus, formalmente conhecido como Covid-19, infectou mais de 71 mil pessoas globalmente, com 57 casos confirmados em Hong Kong. Uma pessoa morreu em decorrência do vírus na cidade – marcando uma das cinco mortes que ocorreram fora da China continental.
No início deste mês, em uma tentativa de limitar a propagação do vírus, o governo de Hong Kong anunciou que fecharia algumas fronteiras com a China continental – espalhando rumores infundados de que redes de fornecimento da China seriam cortadas. Residentes correram para os supermercados a fim de comprar os produtos supostamente em risco como papel higiênico, arroz, antisséptico para as mãos e outros produtos de limpeza.
O governo da cidade fez um apelo aos residentes pedindo que não entrassem em pânico para comprar, tentando tranquilizar o público que a rede de fornecimento não seria cortada – mas foi em vão. Vídeos online mostraram multidões em supermercados por toda a cidade disputando rolos de papel higiênico.
De forma muita rápida os supermercados ficaram totalmente sem papel higiênico, alimentos básicos e outros produtos importantes. Fotos tiradas dentro dos supermercados mostravam prateleiras vazias.
A crise de papel higiênico espalhou controvérsia em Hong Kong. Após fotos terem circulado na mídia social de residentes levando vários pacotes, alguns acusaram os compradores em pânico de criar caos e confusão desnecessariamente.
Gilly Wong, chefe do Conselho do Consumidor, disse à emissora pública RTHK que o pânico para comprar fez com que os preços do papel higiênico subissem.
O governo também condenou “espalhadores de rumores com terríveis intenções” os quais disseminaram o pânico. Medidas do governo contra o surto de coronavírus, como restrições de viagem e fechamentos de fronteiras, “não afetarão os serviços de carga entre a China continental e Hong Kong”, disse o governo em uma declaração.
“Não há necessidade da população se preocupar”, acrescentou.
Coronavirus: Armed robbers steal hundreds of toilet rolls in Hong Kong https://t.co/5y9YQHShpQ
— BBC News (World) (@BBCWorld) February 17, 2020
Fonte: CNN