Até as 20h de terça-feira (18) o número total de pacientes confirmados com pneumonia pelo Covid-19 no Japão era de 615 pessoas, mas houve aumento com a constatação de mais 2 novos casos em Sagamihara (Kanagawa).
Ambos são idosos e após o exame o resultado apontou que estão com a pneumonia, mas não tiveram contato com a paciente que morreu, tampouco com a enfermeira infectada.
O quadro até 18 era de:
- 542 pessoas do cruzeiro Diamond Princess
- 3 pessoas do governo
- 13 dos voos fretados pelo governo que vieram da China
- 12 turistas da China
- 45 infectados em 11 províncias, de Hokkaido a Okinawa, incluindo Aichi, Kanagawa, Tóquio e outras
Baixa mortalidade e 80% se recuperam bem
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS-Organização Mundial da Saúde, informou na terça-feira (18) sobre o quadro dos pacientes infectados pelo Covid-19.
“A pneumonia causada pelo novo coronavírus não parece ser tão fatal quanto a síndrome respiratória aguda grave (SARS) ou a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”, explicou.
Segundo dados levantados pela OMS mais de 80% dos pacientes estão se recuperando bem da situação considerada leve, cerca de 14% dos casos são severos, como pneumonia e dispneia. E cerca de 5% são graves devido a insuficiência respiratória, choque séptico, falência de múltiplos órgãos, entre outros. A mortalidade até o momento é 2%.
Sintomas, o que fazer e busca de hospital que atenda em português
O governo divulgou diretrizes para a população. Se os sintomas como febre e outros parecidos com um resfriado persistirem por mais de quatro dias, recomenda-se que o paciente meça a temperatura diariamente, e vá até um centro de saúde mais próximo para consulta.
Ao apresentar esses sintomas recomenda-se ausentar da escola e do trabalho, além de evitar de sair. Se tiver quadro febril, com temperatura acima de 37,5ºC por 4 dias consecutivos, deve ligar para o centro de saúde. Se apresentar sintomas como moleza no corpo e falta de ar (dificuldade respiratória), aliados à febre procure imediatamente uma instituição hospitalar, usando máscara.
Para pesquisar uma instituição hospitalar que atenda em diversos idiomas, incluindo o português, toque aqui.
Fontes: governo, Asahi e NHK