Um menino de 10 anos na cidade de Joetsu (Niigata) doou seus cabelos que ele deixou crescer por cerca de 3 anos para a confecção de peruca para crianças que perderam os seus por conta de doenças ou ferimentos.
Mitsuhiro Hao, estudante do 4º ano de uma escola de ensino primário ligada à Universidade de Educação de Joetsu, diz que ficou motivado a fazer essa boa ação após ver seu pai, Hirotsugu, de 46 anos, se voluntariar como dentista nas Filipinas com estudantes do colegial japoneses, dentre outras razões.
“Essa é a primeira vez que estou me voluntariando. Espero que seja de bom uso e que o usuário se recupere rapidamente”, disse Mitsuhiro enquanto segurava uma mecha de seu cabelo que havia acabado de ser cortado.
A organização sem fins lucrativos sediada em Osaka, a Japan Hair & Donation Charity, vem oferecendo gratuitamente perucas customizadas usando cabelo de verdade desde 2009.
Perucas para crianças parecem mais naturais quando usam cabelo doado de pessoas da mesma faixa etária, mas doações desse tipo, aparentemente, são apenas 10% de todas as contribuições.
Mitsuhiro soube das doações através de amigos e programas de TV, e começou a deixar seu cabelo crescer na primavera de 2017. Algumas vezes Mitsuhiro pensou em desistir porque alguns colegas faziam brincadeiras com isso e ele foi confundido com uma menina em banheiros e em instalações de águas termais.
Vendo seu filho passar por dificuldades por causa de seus cabelos longos, Hirotsugu uma vez disse a ele que poderia desistir se quisesse. Mas enquanto lembrava de seu próprio lema de “aqueles que devem fazer algo para aqueles que não podem”, ele juntou coragem e elogiou seu filho. “Também tinha a esperança de que deixar as pessoas verem o esforço do meu filho motivaria outras”.
Durante o período que Mitsuhiro deixou seu cabelo crescer, ele teve que explicar na escola por que estava fazendo aquilo a fim de conseguir a compreensão dos adultos, e teve cuidado com qual xampu e outros tratamentos usados em seus cabelos.
Mitsuhiro finalmente visitou o salão de beleza Takita na cidade de Joetsu em 11 de fevereiro e teve 31 cm de seus cabelos cortados, que é o padrão de comprimento necessário para fazer uma doação. A mãe de Mitsuhiro, Akemi, a avó Kazuko e seu pai Hirotsugu, que tinha acabado de retornar ao Japão de seu trabalho voluntário nas Filipinas, cortaram mechas dos cabelos do filho. Levou cerca de 1 hora para ele estar com um novo corte.
“Minha cabeça parece estar mais leve. Estou empolgado como as pessoas na escola vão reagir”, disse Mistuhiro com um sorriso. Ele explicou, “meus cabelos estão cheios de memórias, então ele tem peso para isso”. O menino sonha um dia em se tornar dentista como seu pai e fazer algo para ajudar outros.
新潟の小学生、3年間伸ばした髪を病気の子に寄付「これが最初のボランティア」
歯科医の父親が地元の高校生とフィリピンで歯科医療のボランティア活動をする姿を見るなどして背中を押されたというhttps://t.co/cFliwYwq8h
— エキサイトニュース (@ExciteJapan) February 19, 2020
Fonte: Mainichi