A indústria aérea global está enfrentando amplos prejuízos financeiros e seu primeiro declínio em mais de uma década por causa do surto de pneumonia causada pelo novo coronavírus, o Covid-19.A Associação de Transportes Aéreos Internacional – IATA alertou na quinta-feira (20) que o impacto do vírus sobre a demanda poderia custar às aéreas mais de US$29 bilhões, com companhias asiáticas sentindo o peso das perdas.
O surto também provavelmente reduzirá o tráfego global em 4.7%, eliminando a previsão anterior de crescimento da IATA e marcando a primeira queda na demanda desde a crise financeira global de 2008-2009.
O coronavírus matou mais de 2,2 mil pessoas na China continental e 11 em outros países. O número de infectados globalmente passa dos 76 mil.
Em resposta, dezenas de companhias aéreas cancelaram ou reduziram serviços com destino à China continental. Pequim também colocou mais de 780 milhões de pessoas sob restrições de viagem em um empenho para conter o vírus, e suspendeu todos os pacotes de turismo nacionais e internacionais.
“Se ele se espalhar mais amplamente aos mercados na Ásia-Pacífico os impactos sobre aéreas de outras regiões seria maior”, disse a IATA.
Fonte: CNN