Enquanto afirmam novamente que não há planos de cancelar ou adiar as Olimpíadas de Tóquio, organizadores locais adiaram sessões de treinamento para voluntários na sexta-feira (21) por pelo menos 2 meses por causa do surto do novo coronavírus.
Cerca de 80 mil pessoas são necessárias para as Olimpíadas a fim de oferecer trabalho gratuito o qual a Comitê Olímpico Internacional -COI chama de “suporte principal para garantir o sucesso dos jogos”.
Organizadores de Tóquio disseram que as sessões adiadas “fazem parte dos esforços para prevenir a propagação da infecção por Covid-19”.
O treinamento será adiado até maio ou depois, disseram organizadores em seu site. Mais de 200 mil pessoas se inscreveram para serem voluntárias, com cerca de um terço de outros países. As Olimpíadas devem ocorrer de 24 de julho a 9 de agosto.
O COI, organizadores locais e a Organização Mundial da Saúde disseram várias vezes que não há atual necessidade de colocar os jogos em dúvida.
“Não há considerações sobre cancelamento dos jogos e nem o adiamento dessas atividades de treinamento terão impacto nas preparações gerais para os jogos”, disseram organizadores de Tóquio.
Mesmo assim, planos para algumas promoções relacionadas às Olimpíadas e preparações poderiam mudar.
“De acordo com a política do governo para evitar a propagação de doenças infecciosas, avaliaremos a necessidade imediata para cada evento relacionado aos jogos em uma base caso a caso”, disseram organizadores.
Fonte: Asahi