A Toyota Motor disse na quarta-feira (26) que as operações em suas fábricas no Japão podem ser afetadas nas próximas semanas por problemas nas redes de fornecimento ligados ao coronavírus, visto que o surto global ganha velocidade.
A fabricante, que opera 16 fábricas de veículos e componentes no Japão, disse que decidiria sobre como continuar as operações em suas plantas nacionais a partir da semana de 9 de março, após manter a produção normal até a semana de 2 de março.
Fábricas podem ser afetadas por potenciais interrupções na China, visto que muitas plants no epicentro do surto do vírus continuam impossibilitadas de produzir e transportar produtos, enquanto algumas continuam fechadas sob ordens de autoridades regionais.
“Estamos recebendo peças da China como de costume no momento, mas avaliaremos a situação após a semana de 2 março”, disse um porta-voz da Toyota à Reuters.
O Japão é um grande local de produção para a companhia, contando por cerca da metade dos 10,7 milhões de carros que ela vendeu globalmente em 2019.
A fabricante também disse que cancelaria todas as viagens desnecessárias para funcionários no Japão, a mais recente medida aplicada por uma companhia global para reduzir as operações enquanto a velocidade do surto de coronavírus parece aumentar.
Fonte: Agência Reuters