Reino Unido não está incluído na suspensão anunciada por Donald Trump (PM)
O presidente Donald Trump disse na quarta-feira (11) que está suspendendo todas as viagens entre os EUA e a Europa por 30 dias, com início na sexta-feira (13), visto que ele busca combater uma pandemia viral.
Publicidade
Trump fez o anúncio em um discurso à nação do Escritório Oval, culpando a União Europeia por não agir com suficiente rapidez para lidar com o “vírus estrangeiro” e dizendo que aglomerados (clusters) nos EUA foram “semeados” por viajantes europeus.
“Tomamos uma medida salva-vidas com ação rápida sobre a China”, disse Trump. “Agora devemos tomar a mesma ação com a Europa”.
Trump disse que as restrições não se aplicarão ao Reino Unido e que os EUA vão monitorar a situação para determinar se as viagens poderiam ser retomadas mais cedo.
O presidente dos EUA também instruiu agências a fornecerem auxílio financeiro não especificado a “trabalhadores que estão doentes, em quarentena ou cuidando de outros devido ao coronavírus” e pediu ao Congresso que tome ação para estendê-lo.
Trump disse que os EUA vão adiar pagamentos de impostos para alguns indivíduos e negócios por 3 meses com o objetivo de reduzir os impactos do surto do vírus. Ele disse que a Administração de Pequenas Empresas também disponibilizará empréstimos a juros baixos a negócios a fim de ajudá-los a enfrentar a dura situação.
“Isso não é uma crise financeira”, disse ele. “É somente um momento temporário que vamos superar juntos como nação e como mundo”.
Fonte: AP