Donald Trump declarou emergência nacional por coronavírus (ilustrativa/PM)
O presidente dos EUA Donald Trump declarou na sexta-feira (13) uma emergência nacional para ajudar a controlar o crescente surto do novo coronavírus.
Publicidade
A declaração – “duas grandes palavras”, de acordo com Trump – permite ao governo federal liberar US$ 50 bilhões em fundos de ajuda de emergência.
A medida flexibiliza regulamentações sobre a prestação de cuidados da saúde e poderia acelerar os testes – o ritmo lento do qual vem sendo amplamente criticado.
Há 1.701 casos confirmados de Covid-19 nos EUA e 40 mortes.
Vários estados no país tomaram medidas para reduzir a taxa de infecções, incluindo a proibição de aglomerações, eventos de esportes e fechamento de escolas.
O vírus se originou na China em dezembro passado, mas a Europa é agora o “epicentro” da pandemia global, disse o chefe da Organização Mundial da Saúde – OMS na sexta-feira, visto que países europeus reportaram aumentos acentuados em infecções e mortes.
A Itália registrou seu maior número diário de mortes, 250 nas últimas 24 horas, levando o total para 1.266, com 17.660 infecções no país.
Espanha também declara estado de emergência
O primeiro-ministro da Espanha Pedro Sanchez declarou estado de emergência devido ao surto de coronavírus.
O país tem 4.209 casos confirmados de infecções e 120 mortes desde a sexta-feira (13).
Em um discurso transmitido pela TV, Sanchez disse que o número de infecções poderia aumentar para mais de 10 mil na próxima semana.
Ele também disse que anunciará passos detalhados para reduzir a propagação do vírus.
O primeiro-mnistro da Espanha Pedro Sanchez (ilustrativa/PM)
Sanchez pediu aos idosos e a outras pessoas com doenças pré-existentes que fiquem em casa, porque acredita-se que elas sejam mais vulneráveis a ficarem severamente doentes.
Autoridades na Espanha fecharam todas as escolas no país. Áreas no nordeste e sul estão praticamente em isolamento.
As infecções por Covid-19 estão aumentando acentuadamente na capital Madri. Autoridades ordenaram a restaurantes e bares que se mantenham fechados até novo aviso.
Fontes: BBC, NHK