Em uma altura de 5,5 mil metros na atmosfera há uma massa de ar de inverno, de -36ºC, cobrindo uma longa faixa do país, informou a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, na manhã de segunda-feira (16).
Portanto, além da neve, de Kyushu a Tohoku é preciso tomar cuidado com fenômenos como raios, tornado, rajadas de vento e até granizo.
Segundo a AMJ essa massa de ar de inverno nessa temperatura é incomum para esta época do ano. Em geral, costuma ser mais amena, com 15ºC de diferença.
Em Tohoku o acúmulo de neve já é alto, com registros de 24 centímetros nos locais mais altos, mas irá continuar nevando. O mesmo acontece em Hokuriku.
Embora não seja comum para a época na região de Shimane e Tottori o acúmulo chegou a 40 centímetros nos locais mais altos, sendo que nas planícies, foram de 2 a 10 centímetros.
Até as 8h de segunda-feira em Hiroshima foi visto máxima de 22 e em Okayama 14 centímetros.
Nas regiões de Kansai, Koshin e Tokai também poderá nevar mesmo nas planícies.
Os motoristas que trafegam nessas regiões já com acúmulo dos flocos brancos devem usar pneus adequados. As pessoas que voltam do trabalho à noite precisam tomar cuidado para não escorregar e se agasalhar bem.
Fontes: Weather News, FNN e Chunichi