O MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar divulgou na segunda-feira (16) uma nota na sua página web e também pela rede social Twitter, dirigida aos trabalhadores estrangeiros. Portanto, foi em vários idiomas, incluindo o português e espanhol.
Ainda que a administração da empresa esteja indo mal devido à infecção pelo novo coronavírus, não podemos admitir que os trabalhadores estrangeiros sejam tratados com desvantagem ante os japoneses, pelo motivo de serem estrangeiros.
— 厚生労働省 (@MHLWitter) March 16, 2020
Trata-se dos mesmos direitos para trabalhadores independente da nacionalidade, diante da por ventura má situação econômica da empresa pelo impacto da disseminação do novo coronavírus.
Por isso, o benefício pelos dias de folga deve ser pago tal qual paga aos colegas japoneses.
y no está permitido que se les trate de forma desfavorable a comparación de los trabajadores japoneses.
— 厚生労働省 (@MHLWitter) March 16, 2020
Em relação a não poder trabalhar por causa do período de fechamento temporário das escolas, por causa dos filhos, deve fazer uso das férias remuneradas (yuukyu kyuuka).
Explica também sobre o fundo de ajuda do governo para proteger o emprego dos trabalhadores, o qual deve ser usado para os trabalhadores estrangeiros assim como é usado para os japoneses.
Se ocorrer a demissão deve seguir as mesmas regras aplicadas aos trabalhadores japoneses.
Para ler a nota na íntegra e para saber onde buscar mais informação ou ajuda caso se sinta prejudicado as informações estão na página em português (toque aqui).
Compartilhe esta informação com seus amigos e familiares. Caso queira ver em diferentes idiomas toque aqui.
Fonte: governo