Koichi Hagiuda do MEXT-Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia, após uma reunião no Gabinete na terça-feira (17), informou que a volta às aulas poderá ocorrer durante este mês.
As escolas estão fechadas temporariamente por causa da propagação do novo coronavírus no país, como medida de segurança das crianças, professores e funcionários. Mas, com base na análise dos especialistas do governo sobre as diretrizes de cada prefeitura, pretende considerar a reabertura das escolas, porém, ainda não pode dizer se serão todas de uma só vez ou parcialmente.
Tendo em vista que algumas prefeituras já voltaram, pretende analisar as experiências e medidas adotadas em cada uma delas para evitar a infecção. Outras continuam analisando a situação, inclusive das cidades vizinhas, como medida para não disseminar a infecção.
No próximo dia 19 os especialistas do governo entregarão uma análise e, baseado nela, definirá como fica a volta às aulas.
Prefeituras que já reabriram as escolas
Segundo o levantamento feito pela NHK até segunda-feira (16) há algumas cidades que retomaram as aulas. Afinal, não faltam notícias de que as crianças estão sob estresse por não terem o que fazer. Veja o quadro por província.
- Shizuoka: cidade homônima, Hamamatsu, Gotenba, Susono, Oyama e Kawanehon
- Chiba: Narita
- Yamanashi: Fujiyoshida
- Hyogo: Akashi, Toyooka, Yabu, Kami e Shin-onsen
- Okayama: Maniwa e Kagamino
- Shimane: Okuizumo
- Kagoshima: Uken, Wadomari, China e Yoron
- Saga
- Okinawa: algumas como as de Urasoe e Tomigusuku retornaram dia 10, e todas voltaram na terça-feira, sendo que as de Ishigaki, Taketomi, Yonaguni e Iheiya não fecharam
Fontes: NHK, Ryukyu Shinpo, FNN e Nikkei