Em meio à propagação do novo coronavírus e com a escassez de máscaras, a estudante do primeiro ano ginasial, Hime Takimoto, 13 anos, japonesa, de Kofu (Yamanashi), costurou e doou 612 máscaras para o governo de sua província, na terça-feira (17).
A ideia surgiu quando ela esteve em uma loja com sua mãe e viu idosos que não podiam comprar máscaras, em meados do mês passado.
Com os 80 mil ienes intactos que ganhou como otoshidama (tradição japonesa de presentear crianças com dinheiro no Ano Novo) comprou tecidos de gaze, elásticos e linhas. Na sua máquina de costura confeccionou 400 unidades para adultos e 212 para crianças.
Começou a atividade desde 26 de fevereiro, quando terminaram as provas. Usou cerca de 5 horas diárias do seu tempo para confecção de 30 máscaras.
Contou que usou álcool nas mãos para a costura a fim de manter a higiene e, sob as orientações iniciais de sua mãe, fez algo para contribuir com a sociedade.
Cada unidade costurada foi colocada em embalagem transparente com uma cópia de um recado escrito manualmente. A mensagem dizia para usar a máscara mas se lembrar de lavar bem as mãos e fazer gargarejo também.
“Que chegue às mãos de uma pessoa a mais que seja. Vou ficar muito feliz se forem usadas”, disse a estudante.
Fontes: NHK, NNN e Kobe Shimbun