Devido à disseminação do novo coronavírus, as empresas de telecomunicações decidiram prorrogar o prazo de pagamento das faturas por um determinado período de tempo para aqueles que têm dificuldade em pagá-las devido a uma diminuição significativa da renda.
Na quinta-feira (19) a Ministra dos Assuntos Internos e Comunicações solicitou às operadoras de telecomunicações que estendessem o prazo de pagamento para aqueles que têm dificuldade em pagar a sua conta.
NTT, Docomo e SoftBank
No mesmo dia, em atendimento ao pedido, as operadoras tomaram medidas. A NTT DoCoMo, NTT East, NTT West e outras empresas do Grupo NTT, além da SoftBank, decidiram estender o prazo para pagamento da fatura cujo vencimento é depois do final de fevereiro. Vão esperar que seja quitada até o final de maio.
KDDI
No caso da au (KDDI), para fatura com vencimento após 25 de fevereiro o prazo pode ser estendido até fim de maio.
São elegíveis aqueles clientes cuja renda foi bastante reduzida devido à disseminação do novo coronavírus e os que não conseguem sair devido à confirmação da infecção, ficando impossibilitados de efetuar o pagamento.
Procedimento para o pedido de prorrogação
Mas, atenção, pois é necessário fazer o pedido de prorrogação do prazo. Cada operadora ou companhia telefônica está programada para aceitar a partir de 23 deste mês.
No caso das pessoas cuja quitação ocorre pelo débito em conta ou do cartão de crédito pode ser que quando fizer o pedido já tenha sido efetuado o procedimento.
Informaram ainda que existe a possibilidade de que o prazo seja prorrogado ainda mais no futuro, dependendo da disseminação do novo coronavírus.
Gás e luz
As companhias fornecedoras dos serviços de gás e energia elétrica também informaram no final da tarde de quinta-feira que podem esperar 1 mês a mais para a quitação das respectivas faturas com atraso, por causa do efeito do novo coronavírus.
Elas também aceitarão os pedidos por telefone a partir de 25 deste mês.
Fontes: NHK e Watch Impress