
Notas de dólar e arma de fogo (ilustrativa/PM)
Vendedores de armas nos Estados Unidos estão registrando grandes aumentos nas compras de armas de fogo e munição em meio à propagação do coronavírus no país.
Imagens de longas filas em lojas de armas na Califórnia, Oklahoma e em outros lugares viralizaram na mídia social.
Queues to buy guns in LA 😳
Buyers tell me they’re scared of what will happen if people run out of food and supplies, and they need to protect their families. We’re live on @TheTodayShow as #coronavirus panic hits LA. pic.twitter.com/2KqGPZfNo4Acompanhe o Portal Mie → Artigos relacionados
— Amelia Adams (@AmeliaAdams9) March 15, 2020
O site de munição Ammo.com disse que registrou um aumento sem precedentes nas vendas de balas ao longo das últimas 3 semanas.
Administradores do site, que envia munição para quase todos os estados da nação, divulgaram os números no fim da noite de 16 de março mostrando um aumento de 77% nas visitas na home page entre 23 de fevereiro e 15 de março.
Essas visitas levaram a um aumento de 222% nas transações ao longo do mesmo período quando comparado com as primeiras 3 semanas em fevereiro.
As receitas aumentaram 309%, de acordo com o site, o qual disse que o medo do coronavírus está alimentando o aumento das vendas.
“O mundo nunca viu qualquer coisa como essa e as pessoas querem garantir que estão preparadas para o que vem pela frente, seja escassez de comida, paralisação do governo, ou coisa pior”, disse um porta-voz da Ammno.com em uma declaração por email. “Quando tudo em volta de você é incerto, ter um fornecimento de munição pode fazer com que nossos clientes se sintam mais seguros”.
A lei federal exige de qualquer pessoa que compre uma arma de um vendedor licenciado nos Estados Unidos que seja aprovada em uma verificação de histórico criminal, que é submetida ao Sistema Nacional de Verificação de Antecedente Criminal Instantâneo (NICS) do FBI.
O departamento não quis confirmar se observou ou não um aumento alimentado pelo coronavírus nas verificações de antecedentes, mas seus números mais recentes do NICS mostram uma subida de 73% nas verificações de antecedentes em fevereiro quando comparados ao mesmo mês 1 ano atrás.
O Texas lidera as vendas da Ammo per capita, de acordo com o site, o qual citou que estados e regiões onde o número de casos confirmados de coronavírus são altos estão vivenciando os maiores aumentos de vendas de armas e munição.
Um associado de vendas na Bullseye Tactical Supple, uma loja armas e munição em Woodbridge, Nova Jérsei, disse que as compras tiveram alta de 40% em meio à pandemia de coronavírus.
“Todo mundo, eles querem ter proteção no caso de algo acontecer”, disse o vendedor. “Há simplesmente um sentimento geral de medo de ficar bloqueado ou ter que ficar isolado para proteger suas casas se mantimentos ficarem limitados e as pessoas começarem a saquear”.
Fonte: CNN Business







