Queda na demanda estrangeira causa a paralisação de algumas linhas de produção em fábricas da Toyota no Japão (PM)
A Toyota Motor disse na segunda-feira (23) que suspenderá operações em linhas de produção de 5 fábricas domésticas do grupo a partir do próximo mês para neutralizar a queda na demanda estrangeira devido à pandemia do novo coronavírus.
Publicidade
A fabricante japonesa suspenderá as operações em 5 linhas de produção com início em 3 de abril. As paralisações devem durar até dia 15 no máximo, embora a companhia possa prolongar a suspensão, dependendo da demanda estrangeira.
Funcionários serão orientados a tirarem férias remuneradas. Os modelos de carros afetados incluem o 4Runner para o mercado norte-americano e o Lexus para a China.
Essa decisão segue suspensões de operações em fábricas que a Toyota têm realizado no exterior em resposta a ordens de quarentena domiciliar e outros fatores na América do Norte, Europa, Sudeste Asiático e Índia. Enquanto isso, o surto travou a demanda por automóveis. A Toyota enfrenta um futuro incerto tanto na frente de produção como na de vendas.
A Toyota vai paralisar uma linha na planta de Takaoka e duas linhas na de Tsutsumi até 7 de abril, cobrindo 3 dias de operação para cada. Duas linhas na planta de Tahara estarão offline até 14 de abril, por 8 dias operacionais. Todas as 3 instalações ficam na base da Toyota na província de Aichi.
Uma linha em uma fábrica que produz o modelo Lexus na província de Fukuoka suspenderá as operações de 3 a 15 de abril, ou 9 dias operacionais. Uma linha na planta de Hamura que fabrica caminhões da Hino Motors em Tóquio será paralisada de 3 a 6 de abril, por 2 dias operacionais.
Fonte: Asia Nikkei