Centenas de turistas japoneses estão isolados no Peru após o país ter suspendido voos internacionais devido à pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o Ministério de Relações Exteriores do Japão, houve a confirmação de que 230 cidadãos japoneses estão confinados em hotéis locais e em outras acomodações.
Uma japonesa na faixa dos 50 anos chegou a Lima, capital do Peru, em 13 de março como parte de um grupo de excursão.
O grupo visitou locais históricos no país, incluindo a ruínas de Machu Picchu e deixariam o Peru em 20 de março.
Contudo, o governo peruano declarou um estado de emergência nacional em 15 de março, suspendendo todos os voos internacionais.
A mulher diz que está em um hotel na cidade de Cusco e que ela viu oficiais da polícia e soldados patrulhando as ruas.
Ela e outras pessoas no mesmo grupo de excursão foram proibidas de saírem dos quartos do hotel após haver suspeita de que alguns estavam infectados pelo coronavírus.
A mulher disse que as refeições são entregues na porta de seu quarto e descreveu como os outros participantes do tour estão dando apoio um ao outro e compartilhando informações via email e telefone.
Segundo a NHK, a mulher disse que foi informada na quinta-feira passada pela embaixada japonesa no Peru que ela não conseguiu organizar um voo de repatriação para os japoneses isolados no país.
A situação é difícil para o grupo, disse ela, principalmente para aqueles na faixa dos 80 anos.
O ministério de relações exteriores japonês diz que vem se comunicando com o governo peruano através da embaixada japonesa para organizar um voo de retorno para os seus cidadãos isolados.
O ministério também disse que pediu ajuda de instituições médicas no Peru.
Mais de 50 países em todo o mundo fecharam suas fronteiras e suspenderam voos internacionais desde sábado (21).
O ministério planeja trabalhar com suas embaixadas nesses países para ajudar a repatriar cidadão japoneses isolados.
Fonte: NHK