O governo japonês elevou seu nível de alerta global em 25 de março para 2 pela primeira vez e pediu ao público que não viaje para o exterior a menos que seja absolutamente necessário.
As pessoas que saírem do Japão correm o risco de não conseguirem retornar ao país, alertou o Ministério de Relações Exteriores.
O ministério disse que elevou o nível na escala de alerta do governo que vai até 4 para evitar que viajantes fiquem impedidos de sair de países que estão visitando.
O Japão também elevou seu alerta de doenças infecciosas para Irlanda, Portugal e Suécia ao nível 3 no mesmo dia, disse o ministério.
O governo emite os alertas de viagem com base nas situações gerais de segurança e política em países para informar cidadãos sobre medidas de segurança que eles precisam tomar enquanto estão viajando.
Países em todo o mundo fecharam suas fronteiras e impuseram toques de recolher em esforços para conter a propagação do novo coronavírus.
Um crescente número de viajantes do Japão está ficando isolado no exterior, visto que companhias aéreas suspenderam e reduziram o número de seus voos, disse o ministério.
O governo emitiu um alerta de doença infecciosas nível 1 para o mundo todo em 18 de março, pedindo às pessoas que exercessem precaução se viajarem para fora do Japão.
O Japão elevou o alerta ao nível 3 para a China, Coreia do Sul, Irã e 18 países europeus, incluindo Itália, Espanha e Alemanha.
Fonte: Asahi