Yoshihide Suga, secretário-geral do Gabinete, fez um pronunciamento na quinta-feira (26) para pedir à população que não faça estoque por uma semana ou duas, pois “há alimentos suficiente”.
Desde a noite de quarta-feira tem se observado um grande número de pessoas fazendo filas nos caixas com carrinhos cheios, com medo de faltar comida nesses dois dias de freio para sair nas 5 províncias de Kanto-Koshin.
Informou que os supermercados contam com dobro e até o triplo de estoque, portanto, pede para não fazer compra em demasia e acumular.
“Como temos suprimento suficiente de mantimentos, solicitamos que compre os produtos com tranquilidade e calma”, disse.
Esse pedido é para evitar pânico, o qual é desnecessário, já que a Associação dos Supermercados também informou que há o suficiente.
Governo faz a sua parte e a população colabora
Atualmente, o governo está avaliando se instala situação de emergência para manter a continuidade do emprego e dos negócios com a mais alta prioridade na prevenção da propagação da infecção e, também, tomar medidas drásticas para restaurar a atividade econômica no futuro.
Por enquanto lançou força-tarefa para vencer esse desafio da disseminação do novo coronavírus.
O que cada um da população pode fazer diante do quadro é lavar bem e com frequência as mãos e cumprir com a etiqueta da tosse e espirro para evitar contágio. Toque sobre a imagem para vê-la maior em PDF, da página do governo. Caso queira ver o outro sobre etiqueta da tosse toque aqui.
Fontes: Kantei, MAFF, Mainichi e NLab