O Secretário-Chefe de Gabinete, Yoshihide Suga, fez um pronunciamento para explicar sobre o abastecimento das máscaras nas lojas, supermercados e farmácias.
Em março foram produzidas 600 milhões de unidades, as quais foram destinadas prioritariamente às casas de repouso, lar dos idosos e outras instituições, como as médicas, onde o problema é sério diante da disseminação do novo coronavírus.
Disse “esperamos poder adicionar mais 100 milhões a partir de abril”, portanto serão 700 milhões desse produto tão desejado. Mas, ainda levará algum tempo para eliminar a escassez, apontou.
O governo está trabalhando nas medidas para acabar com a escassez, como subsidiar empresas que decidiram aumentar a produção do produto. Enfatizou “o governo trabalhará em conjunto para fazer o máximo esforço para expandir a oferta”.
Também citou a escassez temporária do papel higiênico causada por notícias fake. Os supermercados e farmácias já estão novamente reabastecidos.
Voltou a frisar que há suficiente suprimento dos produtos alimentícios, por isso, pede para a população da região Kanto fazer as compras com calma.
Fontes: ANN e Ryutsu Biz