Um homem de 101 anos em Rimini voltou para casa com sua família na sexta-feira (27) após se recuperar do coronavírus, no mais recente relato de um paciente idoso que sobreviveu ao surto da infecção na Itália.
O homem, identificado somente como “Sr. P” pelas autoridades, nasceu durante a epidemia de gripe espanhola em 1919.
A vice-prefeita de Rimini, Gloria Lisi, disse à mídia local na quinta-feira (26) que o homem de 101 anos recebeu alta e retornou para casa após se recuperar da infecção no hospital.
“Na semana passada, o Sr. P foi hospitalizado após testar positivo para Covid-19”, disse ela.
“Um detalhe que torna a vida dessa pessoa verdadeiramente extraordinária”, acrescentou ela, “é que o Sr. P nasceu em 1919, no meio de uma outra trágica pandemia mundial”.
A gripe espanhola foi uma pandemia que matou dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo entre 1918 e 1920. Estima-se que pelo menos 600 mil pessoas na Itália morreram durante o surto.
“Aos 101 anos, ele viveu quase inteiramente pelo século passado e então teve uma experiência do novo milênio. Ele viu de tudo: guerra, fome, dor, progresso, crise e ressurreições”, disse ela. “E então aos mais de 100 anos, o destino trouxe a ele esse novo desafio, invisível e terrível ao mesmo tempo”.
Embora a taxa de mortalidade aumente acentuadamente para pacientes na faixa dos 70 anos, houve várias histórias de italianos idosos se recuperando completamente após serem hospitalizados com o vírus.
Em Bréscia, que fica na região mais atingida pelo vírus, Lombardia, a família de um homem de 83 anos que se recuperou recentemente disse que ele “renasceu”.
O homem, que era enfermeiro aposentado, deu entrada em 8 de março no mesmo hospital onde trabalhava, com problemas respiratórios e foi logo diagnosticado com o vírus.
“Meu pai poderia ter sido outra vítima, mas ele conseguiu superar”, disse seu filho Federico ao jornal local Brescia Today.
“Talvez o fato de sempre ter praticado esportes tenha o ajudado. Antes de ficar doente ele andava quilômetros com sua bicicleta”, acrescentou ele. “Agora ele parece uma pessoa nova. É como se ele tivesse renascido. Talvez ter vencido essa batalha o deu nova energia”.
Em outro lugar em Lombardia, em Lodi, que sofre um dos maiores surtos na Itália, uma mulher de 86 anos chamada Giana também se recuperou, na quarta-feira (25), após passar várias semanas lutando contra a infecção no hospital, divulgou a mídia local.
E uma mulher de 95 anos se tornou recentemente a primeira paciente em Modena, na região de Emilia-Romagna, a se recuperar da infecção por coronavírus.
Alma Clara Corsini è una nonna di 95 anni che vive a Fanano, sull’Appennino Modenese, ed è la prima paziente guarita dal #coronavirus in provincia di #Modena. Crescentine, borlengo e gnocco fritto Rulez 🤙🏻❤️ pic.twitter.com/YQUMKz89Ix
— Michele Dell’Orco (@dellorco85) March 20, 2020
Fonte: The Local it