OMS considera alterar orientações sobre uso de máscaras

Nova evidência sugere que usar máscaras em público poderia ajudar a conter a pandemia.

Homem colocando máscara (ilustrativa/PM)

A Organização Mundial da Saúde – OMS está considerando alterar sua orientação sobre se as pessoas deveriam usar máscaras em público, levada pela nova evidência a qual sugere que fazer isso poderia ajudar a conter a pandemia.

Publicidade

Atualmente, a OMS e o governo do Reino Unido informam que máscaras não representam um grande papel em proteger as pessoas da infecção fora do cenário de cuidados da saúde. Mas há crescentes pedidos para que essa posição seja revista, com sugestões de que o uso disseminado de máscaras pode ter representado um papel em conter surtos em alguns países asiáticos.

Falando na Chatham House na quarta-feira (1º), o professor David Heymann, especialista em doenças infecciosas que liderou a resposta global ao surto de SARS, disse que nova evidência de Hong Kong havia levado a uma reconsideração do papel das máscaras. “A OMS está debatendo isso para compreender se há evidência que pediria por uma mudança no que a organização está recomendando”, disse ele.

Os dados de Hong Kong foram compartilhados confidencialmente com a OMS, mas provavelmente serão publicados em breve, disse Heymann. Ele acrescentou que, ao avaliar sua política, a OMS levaria em consideração a necessidade dos profissionais da saúde por máscaras em todos os países.

A possível mudança nas orientações ocorre quando um conselho representando milhares de médicos no Reino Unido pediu para que cada paciente e membro das equipes em hospitais recebam máscaras, que devem ser usadas durante todo o tempo para ajudar a reduzir a propagação do coronavírus.

Nos EUA, também dizem que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças – CDC está revisando suas orientações sobre máscaras e pode recomendar aos americanos que cubram seus rostos enquanto caminham na rua para ir ao trabalho. E em uma recente entrevista, George Gao, diretor-geral do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, sugeriu que a falha em não usar máscaras nos EUA e Europa foi um “grande erro”.

Peter KaHung Chan, epidemiologista na Universidade de Oxford, disse que a evidência no uso público de máscaras ainda não é claro, mas esses estudos observacionais de Hong Kong têm, pelo menos, mostrado que o pacote geral de medidas de contenção tem sido eficaz.

“Máscaras não são certamente a única coisa que foram úteis, mas é algo que deveria ser estudado propriamente ao invés de dispensadas ou promovidas excessivamente com evidência empírica inadequada”, disse ele.

Até agora, a OMS sugere que máscaras são em sua maioria úteis para proteger outras pessoas se você tem sintomas como tosse e espirros que podem espalhar gotículas.

Mas Heymann disse que o entendimento de que muito da transmissão de Covid-19 ocorre antes dos sintomas, aumenta a possibilidade de que as máscaras poderiam ajudar a deter a propagação entre as pessoas antes dos sintomas emergirem.

Fonte: The Guardian

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Jovens adultos sob risco de sintomas severos do coronavírus

Publicado em 2 de abril de 2020, em Notícias do Mundo

Dados dos EUA e da OMS destacam ameaça mais profunda a sistemas de cuidados de saúde.

Mulher de máscara caminhando na rua (ilustrativa/PM)

Adultos mais jovens mostram sintomas severos relacionados ao novo coronavírus a uma taxa maior do que a antecipada, sugerindo implicações sérias enquanto o mundo se esforça para salvar vidas e reduzir a propagação da doença.

Publicidade

Um relatório sobre mais de 4 mil casos nos EUA emitido pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças – CDC do país disse que cerca de 20% de 508 pacientes hospitalizados com a doença tinham idades entre 20 a 44, e que 12% de 121 pacientes sob cuidados intensivos estavam na mesma faixa etária.

O CDC examinou 4.226 casos de Covid-19 reportados nos EUA desde 16 de março e compilou os dados baseado em 2.449 pacientes cujas idades eram conhecidas.

Acreditava-se anteriormente que indivíduos com idade superior a 60, assim como aqueles com pressão alta, diabetes, câncer e outras condições eram os que mais corriam riscos de doença severa. Mas o CDC diz agora que casos severos de Covid-19 levando à hospitalização, incluindo unidade de cuidados intensivos e morte, podem ocorrer em adultos de qualquer idade.

Outras organizações fizeram descobertas similares. Durante uma coletiva de imprensa realizada em 27 de março, um especialista da Organização Mundial da Saúde – OMS disse que cerca de 20% dos pacientes que morreram na Coreia do Sul tinham menos de 60 anos e que 15% dos pacientes em cuidados intensivos na Itália tinham menos de 50.

Também houve relatos de crianças desenvolvendo sintomas graves tanto na China quanto nos EUA. Uma pesquisa realizada em março supervisionada por um hospital infantil em Wuhan descobriu 171 casos entre 1.391 crianças, com 40% dos pacientes apresentando febre. Três pacientes precisaram de ventiladores pulmonares ou outros procedimentos.

A morte de um estudante do colegial na França foi reportada recentemente como a fatalidade mais jovem no país em decorrência do vírus.

Dentre os 78 casos de coronavírus reportados em Tóquio na terça-feira (31), 10 pacientes tinham idade de 20 anos ou menos, com 21 na faixa dos 30 anos.

“Se o surto continuar a se espalhar no Japão, veremos mais casos graves e mortes dentre a geração mais jovem”, prevê Mitsuyoshi Urashima, professor de epidemiologia molecular na Escola de Medicina da Universidade Jikei em Tóquio. “Eles devem tomar precauções para se protegerem, e agir para ajudar a evitar que o surto de espalhe”.

O CDC recomenda distanciamento social “para todas as idades a fim de desacelerar o ritmo do vírus, proteger o sistema de cuidados da saúde e ajudar a proteger adultos mais velhos vulneráveis”.

Líderes políticos no mundo estão pedindo aos indivíduos mais jovens que sigam as diretrizes de ficar em casa.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão