Na quinta-feira (2) uma das maiores redes de franquia de izakaya (típica casa que serve inúmeros petiscos, pratos e bebidas) e yakitori, Tori Kizoku, anunciou que fechará temporariamente as 394 lojas diretas do país, por causa da disseminação do novo coronavírus.
O período será de 4 a 12 deste mês, mantendo o emprego dos seus 11 mil colaboradores, entre funcionários regulares, arubaitos e part timers. Informou também que receberão subsídio mesmo estando em casa nesse período. Quanto às 247 lojas franqueadas, o fechamento temporário e o horário comercial podem ser reduzidos a critério do franqueado.
Outras redes de franquia também fecham
Outra rede de izakaya, Kushi Katsu Tanaka, também fechará temporariamente suas 116 lojas diretas no mesmo período. As cerca de 160 lojas franqueadas receberam um comunicado recomendando fazer o mesmo.
Desde o início de março, todos os funcionários da rede estavam sendo obrigados a fazer uma verificação de temperatura quando vão trabalhar, além da adoção das medidas para evitar a infecção, como redução do horário comercial em cerca de duas horas.
Em relação à rede Tsukada Nojo a medida de suspensão temporária das atividades das 180 lojas foi adotada desde quinta-feira (2). A previsão de retorno para as de Kanto é em 21 , enquanto para as de Tokai em 15 deste mês e nas demais, no dia 10. Os cerca de 4,1 mil trabalhadores serão compensados com um subsídio de descanso em casa.
De outro segmento, a rede de karaokê Maneki Neko, com cerca de 500 estabelecimentos, as 200 de Tóquio, Osaka, Nagoia e outras, serão fechadas entre 3 a 9. Em outras lojas considera reduzir o horário de expediente.
Fontes: NHK, Asahi, JNN