Em meio à disseminação do novo coronavírus no Japão o governo informou na sexta-feira (3) que irá subsidiar o aumento da produção do medicamento promissor para o tratamento.
Até o momento, o governo garantiu cerca de 8 mil aparelhos respiratórios em todo o país necessários para o tratamento, mas há preocupações de que, se o número de pacientes graves aumentar, poderá se tornar insuficiente.
Por esse motivo, o governo afirmou que é necessário aumentar rapidamente a produção de Avigan e desse aparelho chamado ECMO. Por isso, se as indústrias fizerem investimento de capital para esse aumento o governo decidiu subsidiar todo o valor.
Estima-se em mais de 8 bilhões de ienes, cuja verba será incluída nas medidas econômicas de emergência do governo já na próxima semana.
Fornecimento gratuito do Avigan para outros países
O medicamente Avigan está em fase de ensaios clínicos para obter a licença do governo japonês para fins de tratamento dos pacientes infectados pelo Covid-19, o qual tem se mostrado eficiente.
Segundo pronunciamento do Secretário do Gabinete, Yoshihide Suga, na sexta-feira, até essa data, 30 países solicitaram a disponibilidade do medicamento como uma esperança no tratamento dos pacientes com infecção pelo novo coronavírus.
“Estamos fazendo os ajustes para fornecermos gratuitamente a quantidade necessária aos países que desejam o Avigan”, informou Suga.
Fonte: NHK