A abertura das praias em Okinawa começou cedo, algumas já no final de março, principalmente as das ilhas próximas Miyako e Ishigaki.
A única praia em Naha, Nami no Ue, teve cerimônia de abertura da temporada 2020, no domingo (5), com um diferencial.
Com dia de sol, sem convidados, a cerimônia foi simples. E todas as autoridades usaram máscara embora estivessem vestidos com camisas de estampa tradicional, bem verão.
O corte de fitas ocorreu por volta das 10h20, com poucos banhistas na praia. Normalmente estaria cheia de crianças, mas com a disseminação do novo coronavírus os residentes evitam sair de casa.
Restrição aos turistas
Embora o turismo seja o forte de Okinawa a província está passando por um momento delicado. Com a propagação os turistas estrangeiros praticamente desapareceram, o que afeta o comércio e serviços voltados para eles.
São vistos turistas de outras províncias japonesas. Mas, com percentual elevado de contágio por causa dessas pessoas que vêm do arquipélago principal considera-se uma medida incomum.
Especialistas da Província de Okinawa sobre Controle de Doenças Infecciosas se reuniram no Centro Médico em Haebaru na noite de domingo (5). A proposta é limitar a entrada de pessoas de outras províncias por 2 semanas para conter o avanço da propagação pois há um limite de leitos, no máximo 40. O governo irá analisar essa proposta.
Com os 6 novos casos anunciados na segunda-feira (6) o total da província sobe para 23.
Fontes: Okinawa Times e Ryukyu Shimpo