A província de Osaka visa começar já em julho ensaios clínicos de uma vacina contra o novo coronavírus que agora está sendo desenvolvida, disse o governador Hirofumi Yoshimura na terça-feira (14).
A AnGes Inc., uma startup biofarmacêutica relacionada à Universidade de Osaka, está conduzindo testes da vacina em animais. Assim que a eficácia e segurança forem confirmadas, ensaios clínicos serão conduzidos, começando com profissionais na área médica.
A empresa, sediada na cidade de Ibaraki na província de Osaka, começou a desenvolver a chamada vacina de DNA em março em colaboração com a universidade.
Eles inicialmente planejavam iniciar os ensaios clínicos por volta de setembro, mas agora estão considerando adiantar a data porque os testes com animais estão progredindo sem problemas, de acordo com a firma.
“Queremos administrar a vacina primeiro em profissionais na área médica que combatem o coronavírus em linhas de frente”, disse Yoshimura em uma coletiva de imprensa no escritório do governo provincial, acrescentando que a vacina pode ser usada para várias pessoas assim que for colocada em uso prático.
“A vacina será uma arma fundamental na luta”.
De acordo com Ryuichi Morishita, professor na universidade, a vacina será administrada a dezenas de profissionais na área da saúde já em julho.
Enquanto o trabalho para confirmar se anticorpos podem ser produzidos, a universidade aumentará em estágios o número de pessoas que serão vacinadas.
Fonte: Jiji