Segundo informação atualizada na terça-feira (14) da NPA-Agência de Polícia do Japão, em resposta à disseminação do novo coronavírus, foram tomadas medidas de prorrogação para renovação da carta de motorista em todos os centros de exame de carteira de motorista e delegacias de polícia do país.
Caso não possa ou não puder se submeter ao procedimento normal para renovar a carteira de habilitação para dirigir devido à infecção pelo novo coronavírus ou pelo seu risco, veja como proceder.
Para quem já está com prazo vencido
Se está com a carta de habilitação vencida desde a data a partir de 13 de março as provas de conhecimento e técnica serão isentas, podendo renová-la normalmente.
Além disso o valor da tarifa para a renovação foi reduzido, por isso, fale com o responsável do atendimento antes de efetuar o pagamento.
Para quem está com prazo apertado
Se o prazo de vencimento é até 31 de julho deste ano, pode solicitar a prorrogação da licença por 3 meses, tanto em uma delegacia de polícia mais próxima ou no centro de carteira de habilitação.
Caso já tenha solicitado prorrogação mas ainda estiver dentro do prazo ou até 31 de julho poderá pedir que estenda isso.
De qualquer forma, quando for renová-la será preciso passar pela aula de segurança e pelos exames de aptidão normais.
Tóquio com centros fechados
Os centros de exame da carteira de motorista de Tóquio estarão com essa atividade interrompida por causa da disseminação do novo coronavírus, a partir de quarta-feira (15), incluindo a aula para o motorista idoso.
Outros centros poderão fazer o mesmo, por isso, antes de ir até o local convém telefonar.
Fontes: NPA, Response e Kyoto Shimbun