Com a disseminação do novo coronavírus e a situação se agravando, o governo decretou estado de emergência em todo país na quinta-feira (16).
As crianças e adolescentes já estão em casa há mais tempo e os adultos também passam mais tempo recolhidos, já que a ordem é de isolamento social. Assim, não praticam esportes tampouco podem ir à academia.
Com isso, a falta de exercícios físicos afeta o sistema imunológico, ainda que se alimente e durma bem.
Ao enfraquecer a imunidade vêm as doenças secundárias, a do estilo de vida, como obesidade, diabetes, pressão arterial elevada, problemas circulatórios e outros. Isso já foi comprovado pela ciência. Além disso, ainda dá abertura ao corpo para a entrada de vírus.
A empresa Tanita Health Link apresentou exercícios físicos desenvolvidos pelo professor de esporte científico da Universidade de Tsukuba, Shinya Kuno, para manter o sistema imunológico em dia, fáceis e em casa, bem eficientes.
Vídeo 1: para fazer sozinho
- Abra as pernas, com os pés paralelos, na largura dos ombros
- Flexione as pernas, agachando por 4 segundos
- Una as mãos e flexione conforme mostra no vídeo por mais 5 segundos
- Levante contando até 3
- Fazer esse exercício 5 vezes ao dia
Fazendo exercício o corpo esquenta, o que favorece o sistema imunológico, não só para combater o novo coronavírus, mas também a gripe.
Vídeo 2: para fazer em dupla, ajuda na tensão pescoço e ombros
- Pegue duas cadeiras e um se senta de frente para o outro
- De mãos dadas, uma puxa e a outra com as escápulas contraídas, responde ao comando contando 3 segundos. Depois é a vez da outra. Detalhe: coloque a atenção nas escápulas
Sorrir cria as células natural killers, as que combatem as infecções virais, comprovado pela ciência. Portanto, sorria e ria!
Vídeo 3: ginástica twist para fortalecer os membros inferiores
- Levante o braço e a perna oposta. Levemente de lado, toque o tornozelo no joelho como mostra o vídeo, em 3 segundos
- Faça um set de 5 vezes de cada lado
Procure não exagerar para não dar efeito contrário. Nos dias ensolarados, a recomendação é sair para caminhar ao ar livre, evitando aglomerados.
Bom exercício e divirta-se!
Fontes: Tanita e Universidade Tsukuba