De acordo com reportagem da NHK, a montadora Subaru planeja suspender a produção de peças para aeronaves em plantas na província de Aichi devido ao surto de coronavírus.
Fontes dizem que as plantas de Handa e Handanishi serão fechadas de 20 de abril a 1º de maio.
As duas plantas fabricam peças principalmente para a Boeing. As peças são para conectar asas e fuselagem.
A Subaru não tem conseguido exportar os produtos após a Boeing ter fechado sua planta no estado da Carolina do Sul nos EUA no início deste mês.
A Subaru planeja manter o emprego de seus trabalhadores.
A companhia também suspendeu as operações em suas plantas de automóveis no Japão e nos Estados Unidos.
Kawasaki Heavy Industries
Uma outra fornecedora da Boeing, a Kawasaki Heavy Industries, anunciou nesta sexta-feira que interromperá a produção de peças para aeronaves para a companhia dos EUA de 20 de abril a 6 de maio.
A planta na província de Aichi afetada pela suspensão produz peças de fuselagem de aeronaves. A Kawasaki Heavy planeja retomar as operações em 7 de maio. Ela não suspenderá a produção de peças para aeronaves de grande escala como os modelos 777 e 767.
Mitsubishi Heavy Industries
Na Mitsubishi Heavy Industries, que também fornece para a Boeing, um representante disse que uma suspensão nas linhas de produção doméstica está “sob consideração”.
Boeing retoma operações em duas plantas em Washington
A Boeing nessa semana anunciou que retomará as operações na segunda-feira (19) em duas plantas no estado de Washington que haviam sido suspensas devido ao coronavírus. Entretanto, a companhia dos EUA está provavelmente solicitando que fornecedoras suspendam envios enquanto ela ajusta produção.
A Airbus da Europa, a outra maior fabricante de aeronaves do mundo, também interrompeu a produção devido à crise do vírus.
Fonte: NHK, Asia Nikkei