A empresa japonesa de biotecnologia Takara Bio planeja produzir em massa vacinas para o novo coronavírus ainda este ano, disse ao jornal Nikkei o presidente e CEO Koichi Nakao em uma entrevista.
A Takara fez parceria com a companhia biofarmacêutica AnGes e a Universidade de Osaka para desenvolver a vacina de DNA.
Ela iniciará ensaios clínicos no verão. Se o ministério da saúde do Japão aprovar uma produção e licença de vendas neste outono, a companhia estaria pronta para fornecer vacinas a 200 mil pessoas neste ano.
As vacinas seriam produzidas na fábrica principal da Takara na cidade de Kusatsu (Shiga). Uma vez que companhias farmacêuticas podem produzir vacinas em massa, o governo pode começar a flexibilizar as atuais restrições sobre o movimentos das pessoas a atividades comerciais.
Nakao disse que as instalações para produzir centenas de vacinas exigidas para o ensaio estão “perfeitamente prontas”. Ele também disse que “não há problema (com a produção em massa) se aplicarmos existentes tecnologias”.
A vacina de DNA da Takara pegará alguma da informação do gene do vírus e a fornecerá ao sistema imunológico do paciente. O sistema imunológico então será capaz de atacar o vírus quando ele entrar no corpo.
A vacina pode ser produzida mais rápido se comparada àquelas que enfraquecem o vírus. A Takara Bio planeja usar instalações de produção anteriormente empregadas para medicamentos de terapia de genes.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, há mais de 60 vacinas candidatas para o novo coronavírus desenvolvidas por companhias farmacêuticas e startups em todo o mundo.
Fonte: Asia Nikkei