As prefeituras começaram a anunciar suas medidas de apoio à população, em meio à situação difícil durante essa disseminação do novo coronavírus.
Na quarta-feira (22) a cidade de Ono (Hyogo) foi a primeira a informar que a partir de maio e por 6 meses o fornecimento da água para as residências e estabelecimentos comerciais de firma individual será gratuito.
No dia seguinte, quinta-feira, o prefeito de Okazaki (Aichi) informou que para ajudar a população da cidade reduzirá em 80% a tarifa do serviço de água para as famílias, no período de junho a novembro. E para os jardins de infância, creches e escolas primária e ginasial municipais o serviço será gratuito a partir da volta às aulas até setembro.
Da mesma forma o prefeito de Nishio (Aichi) informou que a tarifa básica será gratuita para os munícipes, de junho a novembro.
Outras prefeituras também fazem o mesmo como a de Itoman (Okinawa) e Miyazaki (província homônima). Certamente, em breve outras prefeituras deverão reduzir a tarifa ou fornecer gratuitamente por um tempo determinado.
Fontes: Tokai TV, Kobe Shimbun, Ryukyu Shimpo e Miyanichi