No feriado Dia de Showa (29) a NTT DoCoMo realizou um levantamento do movimento das pessoas nas 47 províncias, através do smartphone, preservando a privacidade dos usuários.
Osaka foi a cidade e a província mais colaborativa na campanha #FiqueEmCasa como forma de controle do aumento da infecção pelo novo coronavírus.
As análises foram feitas por volta das 15h comparando com dados médios de janeiro e fevereiro deste ano.
Na região central de Umeda, próximo à estação de Osaka, foi observada redução de 87,6%. Caso queira assistir à reportagem da MBS TV toque aqui e veja os principais pontos de Osaka vazios.
Também foram observadas queda brusca de movimento nas vias expressas, que estariam congestionadas no feriado de Golden Week, e também no KIX-Aeroporto Internacional de Kansai, quase sem ninguém.
Média de 70% de redução
Na comumente movimentada área de Shinjuku, em Tóquio, a queda foi de 81,7%, portanto no índice esperado pelo governo. Mas, em Shibuya foi de 77,8%.
Em outras capitais do país, como em Yokohama (Kanagawa) e a área de Tenjin, em Fukuoka (província homônima), foram observadas queda de 78,2% e 76,9%, respectivamente, bem próximas das metas.
Nas proximidades da estação de Omiya (Saitama), Sannomiya em Kobe (Hyogo) e estação de Chiba (cidade e província homônimas), os índices foram de 74%, 70,5% e 70,2%, respectivamente.
Em outras províncias consideradas de vigilância especial também não chegaram à meta. Nas proximidades da estação de Quioto foi de 77,8%, da estação de Nagoia (Aichi) foi de 77,6%, ao redor da estação de Kanazawa (Ishikawa) foi de 74,9% e de Sapporo (Hokkaido), de 71,5%.
Embora Hiroshima não seja uma dessas de vigilância especial, o povo colaborou mais, com 70,8% de redução.
Locais abaixo dos 70% ou quase nada de redução
Nas proximidades de outras estações como de Mito (Ibaraki), foi de 57,5%, de Gifu foi de 57,3%, Sendai (Miyagi) foi de 68,3% e Takamatsu (Kagawa), de 50,1%.
Nos demais locais os percentuais foram bem baixos, ficando bem aquém do esperado. Na Kokusai Doori em Naha (Okinawa) foi de 30,4%, em Otsu (Shiga) foi de 10,4% e Kofu (Yamanashi) foi de 18,1%. Ou seja, nesses locais as pessoas não estão preocupadas com o controle do aumento da infecção.
Fontes: MBS, ANN e NHK